Este cão é de origem suíça e começou a existir no século XVII.
Apesar de não ser muito ágil, a sua perseverença e resistência ao frio fazem dele um excelente cão de resgate de vítimas na neve, tarefa na qual é utilizado desde que nasceu.
Por de trás da aparência de um gigante, este é cão é muito doce, meigo, era tido como uma ama para as crianças na época Vitorina, devido à sua tolerância com os mais novos. O São Bernardo não é um cão brincalhão, prefere estar ecostado ao sofá e só se mexer quando for preciso. Com crianças mais pequenas é aconselhável cuidado extra devido ao porte da raça.
É um cão muito fiel, gosta de companhia e faz de tudo para agradar o seu dono. É um cão muito sociavel, vive bem com outros animais e com outros cães, mas por vezes é teimoso. Apesar de ser uma cão lento e calmo, este cão têm um bom sentido de guarda e protege a família caso sinta que estes estão a ser ameaçados.
É um dos cães mais pesados do mundo, é um cão de porte gigante, de estrutura maciça e forte. As fêmeas medem por volta dos 65 a 80 cm e os machos entre os 70 a 90 cm.
O São Bernardo é um cão saudável, apresentando com tudo alguma incidência de displasia na anca, pode ter também problemas cardíacos, torção no estômago e problemas de pele.
Este cão não se dá muito bem com dias quentes, no verão este cão deve estar sempre à sombra e com disposição de água fresca, nesta altura não deve ser muito exercitado.
Este cão têm tendência pra a obesidade, é importante controlar a alimentação e o peso do animal. Devido à configuração do focinho, o São Bernardo é um cão que se baba normalmente.
É um cão bastante popular e vive normalmente 10 anos.